quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Atividadesda aula do dia 09-08 1- Encontrar 3 exemplos de jornais em cada uma das fases do JOL propostas por Mielnizuk. Justificar.

http://www.jornalagora.com.br/
http://www.diariopopular.com.br
http://www.jornaldecanela.com.br
http:// : estes sites pertencem à fase transpositiva, pois nele o jornal apenas é copiado tal como sai em sua publicação, para o site.

http://www.zerohora.com.br/: este site pertence a fase metáfora, pois as notícias do jornal não são feitas exclusivamente para ele, estão tal qual são publicadas sdno jornal, porém o site tem adaptações para a web, como links,...

http://www.folha.com.br/
http://www.gazeta.com.br
http://www.estadao.com.br estes sites são webjornalismo, pois foram criados exclusivamente para web, a linguagem é apropriada, a hipertextualidade é trabalahda e novas notícias são postadoa a todo momemnto.

2- Observar: Portaishttp://www.terra.com.br/ http://www.g1.com.br/ Jornaishttp://www.folha.com.br/http://www.estadao.com.br/ Revistashttp://www.omelete.com.br/http://www.rabisco.com.br/ Responder:a) As características do JOL estão presentes nos exemplos? Em que medida?

*A característica interatividade sim, porém de formas diferentes os portais são os mais interativos, ao fim de cada matéria há um link para você enviar um comentário caso queira, estão distribuídos de forma convidativa, estimulando você a mandar sua opinião (ao menos aparentemente), os jornais possuem interatividade também mas de forma mais amena, existem links que permitem que você comente, mais no estadao do que na folha, porém não estão dispostos de forma tão convidativa quanto os dos portais. As revistas são os sites menos interativos, sua interatividade está apenas em links como fale conosco ou algo do tipo, a única forma de interação é enviando um e-email para falar sobre alguma coisa, e este comentário não é publicado.

*Hipertextualidade é uma característica presente em todos eles, porém as revistas possuem mais links que levam para fora do site, enquanto quase todos os links dos portais e dos jornais levam ao mesmo.

*Todos trabalham com multimídia, porém este recurso é muito mais usado pelos portais, que trabalham com textos, fotos e vídeos na maioria das matérias. O omelete também explora bastante esse recurso, mostrando bastante traillers de filmes e tudo o mais, o que já não é o que acontece com o Rabisco, ele não trabalha diretamente com mídia de vídeos, somente texto e fotos, porém fornece links que levam até outros sites que o tenham, como o youtube , por exemplo.Os jornais tem essa característica também por trabalharem com fotos e texto que são mídias diferentes porém o recurso não é muito explorado.

*Em relação a memória, as revistas destacam-se mais quanto a organização e disponibilidade de edições passadas, que facilitam o trabalho de quem deseja fazer pesquisa. Os jornais possuem, também um banco de dados, porém não tão amplo nem acessível quanto o outro. Já os portais parecem não ter uma preocupação muito grande em arquivar fatos, parece que sua maior preocupação é em relação ao factual. Porém do ponto de vista, de memória, relativo a facilidade de acesso a muita informação, em pouco espaço e com agilidade, todos estão bem no requisito, os portais mesmo, embora pareçam, não armazenar muita notícia que já passou, possuem muita informação a respeito de inúmeros assuntos, e você pode acessar tudo isso em segundos. Se fossemo0s transformar todos estes sites em livros ou revistas, por exemplo, levaríamos muito tempo para pesquisar, pois seria grande a quantidade de material.

* Quanto a personalização, os portais oferecem informações gerais e possuem "categorias" onde você pode selecionar aquele assunto que lhe interessa mais, como horóscopo, esportes, notícias,... , portanto, atinge o interesse pessoal de todos, geral, pois lá nos sites cada um escolhe ler a respeito do que quiser. As revistas são mais voltadas para o público que aprecia a arte, principalmente cinematográfico, musical e de quadrinhos, ambos oferecem espaço de cadastro para seus usuários, para que recebam informações importantes por e-mail. Já os jornais estão ali a disposição daqueles que não dispõem de tempo para ler um jornal, ou que necessitam saber notícias de última hora, e assim, não precisam esperar até a edição seguinte do jornal escrito para saber detalhes de um ocorrido importante, enfim, atinge os interesses de pessoas em geral que querem manter-se atualizadas.

* Todos estes sites trabalham com velocidade, as notícias vão sendo atualizadas toda hora. Você pode acessálos várias vezes por dia, que terá a cada uma delas novas informações.

b) Há diferenças na redação das matérias? Aponte-as, caso existam.

Sim, as revistas possuem matérias mais completas e detalhadas, e de linguagem bem dinâmica e informal, esses sites trabalham com velocidade de publicações, porém essas são mais lentas do que as de notícias nos jornais, permitindo assim que suas matérias tenham mais conteúdo. Os jornais possuem a linguagem jornalística, formato das matérias, tipo de redação (em relação a ordem das informações, linguagem, tamanho) muito semelhante as utilizadas em jornais escritos, a diferença aqui, é a preocupação maior com a velocidade e transmissão da notícia do que com a qualidade dos textos. Já os portais, possuem textos bem resumidos, cada texto é basicamente um lide, a linguagem utilizada é bem simples, a preocupação do site, é claramente, a de transmitir novos fatos, apenas. Caso o leitor se interesse pelo assunto, precisará de leitura complementar sobre o mesmo para saber mais detalhes e informações a respeito.

c) A interatividade presente nos exemplos representa alguma mudança na produção de notícias? Explique.
Sim. Pois possibilitam que qualquer um envie um comentário ou dado a respeito de uma notícia, causando uma dificuldade maior em estudar a veracidade das informações fornecidas, pois essa checagem deve ser muito rápida.
A interatividade também dá uma responsabilidade maior ao jornalista de construir uma matéria atrativa, bem elaborada, utilizando uma linguagem simples, pois através desse feedback percebe-se se a matéria ficou bem esclarecida na cabeça do leitor ou não. A interatividade também permite uma dispersão maior relativa ao conteúdo dos textos, pois possibilita que o site responsável perceba qual o tipo de assunto ou abordagem interessa mais aos usuários e com isso, pode acabar explorando mais um assunto em relação a outro para não "perder o internauta".

Um comentário:

raquel disse...

Ótima análise. :)