domingo, 26 de agosto de 2007

Perigos de um furacão

Embora a palavra furacão remeta muitos, a lembrar de ventos fortes, objetos voando, carros, prédios e pontes sendo danificados, não são apenas estes os estragos que este fenômeno pode causar.

Os ventos fortes também causam um aumento do nível do mar que pode formar ondas gigantescas (tsunamis) e inundar comunidades litorâneas, causando um número de mortes devastador.

Além disso, os furacões vêm acompanhados de chuva intensa(mesmo depois de sua passagem), que pode provocar o transbordamento de rios, deslizamentos de terra e conseqüentemente o bloqueio de passagens, principalmente em estradas.

Devido aos estragos causados, é comum que posteriormente a um furacão, famílias fiquem desabrigadas, e que algumas comunidades fiquem sem alimentos, água, e medicamentos.

Dependendo da potencialidade dos ventos, é de praxe que países e até cidades vizinhas (dependendo do caso) colaborem enviando suplementos que abasteçam as famílias empenhadas, porém as conseqüências de deslizamentos e inundações que podem bloquear estradas tornam difícil esse contato.

Outra conseqüência secundária são as doenças que as mudanças climáticas causadas pelo fenômeno podem causar. O ambiente molhado do resultado de um furacão, combinando com a destruição de instalações de serviço de saúde pública e um clima tropical morno pode induzir epidemias de doença durante muito tempo mesmo depois de sua passagem.

Nenhum comentário: