domingo, 26 de agosto de 2007

Escala Saffir Simpson

Em 1971, o engenheiro Herbert Saffir e o doutor especialista em furacões, Robert Simpson, criaram uma escala para diferenciar a potência dos furacões, classificando-os de acordo com as velocidades de sues ventos. A escala que se divide em cinco categorias foi nomeada “escala Saffir-Simpson”.

Ventos de 117 a 153 km/h são da categoria 1. Esse tipo de furacão pode causar apenas pequenos danos sobre casas e quarteirões.

A categoria 2 pode acarretar em danos maiores em casas e desarraigadas em árvores, com seus ventos que variam de 154 a 177km/h.

Ventos de 178 a 209km/h, que podem derrubar grandes árvores e danificar tetos, janelas e portas, se enquadram na categoria 3.

A categoria 4, pode destruir prédios e casas. Inundações e deslizamentos também decorrem da velocidade, que pode variar de 210 a 249km/h, desses ventos.

Furacões de categoria 5, considerados raros pelos meteorologistas, podem destruir o que estiver em seu caminho. Áreas costeiras podem ser invadidas em até 10 km pelo mar. Quando previamente detectado obriga a retirada de todas as pessoas que morem perto da costa.

Nenhum comentário: