segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Público Interno

Universidade em expansão

No domingo dia 23 de setembro, durante um show da dupla Kleiton e Kleidir, no teatro Guarany, foi lançado o mais recente curso tecnólogo de graduação da UCPEL: Produção Fonográfica, que pertencerá à Escola de Comunicação Social.

A apresentação do novo curso para o público que lotou o teatro teve boa repercussão segundo o diretor da ECOS, Jairo sanguiné. " Para nós foi surpreendente, porque no fim do show muita gente veio nos procurar para pedir informações, então foi bem interessante, foi acima da expectativa esse primeiro contato de divulgação do curso".

O novo módulo pretende preparar seus alunos para o mercado fonográfico em geral, tanto para os músicos que poderão administrar melhor sua carreira e gravar suas próprias músicas, quanto para os produtores que entenderão melhor as necessidades musicais dos artistas e produzir sonorizações em eventos e gravações de cds com alta qualidade. O objetivo é que ambos profissionais aprendam a dominar as tecnologias de gravação, desenvolvendo paralelamente sua sensibilidade e desenvolvimento crítico musicais.

A primeira turma do curso iniciará suas atividades no primeiro semestre de 2008 e será definida no próximo vestibular de verão da universidade. Estão aptos a prestar o curso todos os amantes da música, tendo ou não, alguma intimidade com instrumentos, portanto não há prova de proficiência.

O horário alternativo do curso, das 16 às 19 horas, permite que grande parte de estudantes de outras graduações da UCPEL possa conciliar este com o já em andamento. Além de poder aproveitar as disciplinas religiosas já cursadas.

As aulas serão ministradas no campus II, mesmo lugar onde será construído um estúdio de gravação para os estudantes. Enquanto este não estiver pronto, a Universidade irá alugar um.

Embora a iniciativa do curso tenha partido do cantor Kleiton, que o idealiza há pelo menos 30 anos (quando começou a somar seus conhecimentos e talentos musicais com a experiência acadêmica), por enquanto, ele não fará parte do corpo docente. O motivo se deve a atual rotina do cantor no Rio de Janeiro, cidade onde está morando. Porém, o cantor estará diretamente ligado ao curso, principalmente no intercâmbio com profissionais do Rio, para que venham palestrar e estimular os novos graduandos.

Áreas de atuação do produtor fonográfico

Os formados no novo curso estarão aptos a trabalhar em produtoras, gravadoras, estúdios de gravação e sonorização de eventos e espetáculos.

Atividades desenvolvidas durante a formação

Durante a graduação serão desenvolvidas técnicas de pré-produção, gravação, edição, mixagem e masterização, operação de som, divulgação e distribuição do produto final. Os alunos aprenderão a ter domínio das tecnologias de gravação e produção de CDs, a operar estúdios de áudio e editar vinhetas e obras musicais.

Nenhum comentário: